sábado, junho 10, 2006

Concerto "Réquiem" em memória de Camões no Brasil


Um concerto da obra "Missa de Réquiem", do compositor português João Domingo Bomtempo (1775-1842), marcou o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em São Paulo. O concerto do Coro e Orquestra de Câmara Américantiga decorreu na Igreja do Beato Anchieta, no Pateo do Collegio, marco de fundação da cidade de São Paulo, com a presença de dezenas de portugueses e brasileiros.
"Trata-se da estreia brasileira da mais importante obra portuguesa do século XIX", disse à agência Lusa o maestro da Américantiga, Ricardo Bernardes, referindo-se à obra "Réquiem à Memória de Camões opus 23". A obra foi composta pelo compositor português, em 1817, durante seu exílio em Paris, para assinalar a edição de "Os Lusíadas", e anos depois foi exibida com grande sucesso em Londres.
Idealizado pelo director da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), Vicente Amato Filho, o concerto foi promovido pelo cônsul- geral de Portugal em São Paulo, embaixador Luís Barreira de Sousa. "Tivemos um mês e meio de preparação activa e só conseguimos depois de congregar uma série de boas vontades", salientou o embaixador.
O espectáculo foi gravado pela TV Cultura, a emissora pública do Estado de São Paulo, e será exibido futuramente dentro da programação cultural da emissora de televisão.
Fonte: Agência Lusa

2 Comments:

At 8/2/07 00:47, Anonymous Anónimo said...

That's a great story. Waiting for more. turbo tax

 
At 17/2/07 02:06, Anonymous Anónimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP » »

 

Enviar um comentário

<< Home