sexta-feira, junho 09, 2006

Novo canal por cabo arranca em 2007


O novo canal, que se apresenta como "a voz do Sul no país" como complemento da oferta dos órgãos de comunicação social locais, "nasceu" legalmente no dia 8, em Serpa (Beja), onde foi assinada a escritura pública de constituição da Sul TV.
O investimento de um milhão de euros tem por objectivo criar uma nova "expressão mediática" no Sul de Portugal através do primeiro canal de televisão por cabo da região, que deverá começar a emitir em 2007. Em declarações à agência Lusa, o director-geral da estação, João Grego Esteves, precisou que "se o licenciamento for rápido e tudo correr como previsto, já que só precisamos de sete meses para dar forma ao canal, prevemos experimentar as primeiras emissões no início do segundo trimestre de 2007".
Ao abranger os distritos de Beja, Évora, Faro, Portalegre e Setúbal, de acordo com João Grego Esteves, o canal pretende "dar expressão mediática a todos os interessados em defender o Sul do país" e assume-se como "um espaço de divulgação e debate de todos os problemas da região".
O canal apresenta-se ainda como a "casa comum" do público-alvo: "os naturais do Alentejo e Algarve e seus agregados, quer lá residam ou estejam radicados nos grandes pólos urbanos ou no estrangeiro".
Segundo o responsável, a informação, baseada num "jornalismo exigente, imparcial e plural", será a principal "pedra de toque" da Sul TV. "Queremos oferecer uma programação atraente, variada, moderna e inovadora, mas sempre vocacionada para a divulgação das tradições, da cultura e das actividades socio-económicas do Alentejo e Algarve e orientada para o estímulo da interacção com o espectador", disse.
Com um capital social de 55 mil euros, que será, a curto prazo, aumentado para um milhão de euros, a Sul TV foi fundada por 11 accionistas, todos naturais ou com actividade profissional no Alentejo e Algarve. Entre os fundadores, destaca-se o presidente do conselho de administração da Sul TV, João Rocha, também presidente da Câmara Municipal de Serpa, e o director-geral João Grego Esteves, jornalista e que já foi director de programas e informação da RTP. O empresário Rui Nabeiro, o cantor e músico Paco Bandeira e o cartoonista do jornal Público, Luís Afonso, são outros dos fundadores do canal.
Fonte: Agência Lusa