Economia
Depois da OPA, mais um negócio que move milhões em Portugal
Governo quer vender 8 participações em empresas e arrecadar 2,4 mil milhões de Euros
Até 2007 o Governo vai vender, parcial ou integralmente, as participações que tem em oito empresas portuguesas e, desta forma, encaixar 2,4 mil milhões de euros, segundo o comunicado do conselho de ministros hoje divulgado.
Na resolução do conselho de ministros, foi aprovado o plano de privatizações para 2006/2007, que inclui a alienação da participação do Governo na Portucel Tejo e na Portucel e, ainda, vender parte da posição que tem na Galp Energia.
Até ao final do próximo ano, o Executivo prepara-se para vender a totalidade da sua posição na Inapa, bem como participações na EDP e na Rede Eléctrica Nacional (REN).
Também na Transportadora Aérea Nacional (TAP), o Governo liderado por José Sócrates tenciona vender parte do capital que detém.
No comunicado oficial do Governo foi, igualmente, expressa a intenção de alienar ou fazer a concessão da ANA – Aeroportos de Portugal, mas tal decisão vai estar dependente do projecto do novo aeroporto de Lisboa, o aeroporto da Ota.
Ainda no mesmo documento, o Governo salvaguarda possíveis alterações a este quadro de privatizações, contudo, este será “o quadro de referência” seguido pelo Executivo.
Com todas estas movimentações, o Governo espera arrecadar 2,4 mil milhões de euros, com as receitas das privatizações até 2007, além dos 1,3 mil milhões de euros que o Governo prevê receber, entre 2008 e 2009, com o Programa de Estabilidade e Crescimento.
Fonte: lusa.pt
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home